Sobre

Idiomas (languages): PT/ES/EN

Cóloquio Internacional Mikhail Bakunin e a AIT

Em 2014, completam-se 200 anos do nascimento de Mikhail Bakunin e 150 anos da fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). Para comemorar estas datas, a Biblioteca Terra Livre organizará o Colóquio Internacional Mikhail Bakunin e a AIT. Pretendemos com este evento marcar a importância, ainda presente nos dias de hoje, do pensamento e da ação de Mikhail Bakunin e da experiência da AIT para o anarquismo.

Por muito tempo, Bakunin foi tido como uma inspiração para o espírito de “rebeldia” do anarquismo, caracterizado como um revolucionário que apenas dava importância para a ação, sem ter nem projeto político nem se preocupar com discussões teóricas. Esta visão, presente em grande parte dos estudos acadêmicos que tem a mesma visão sobre o anarquismo como um todo, é superficial e tedenciosa. Se é verdade que Bakunin ressaltava mais a prática do que a teoria, o revolucionário russo nunca desligou uma esfera da outra, mas pensava que teoria e prática deveriam ter influências recíprocas. Estes mesmos estudos, quando analisavam a AIT, desconsideravam a importância das correntes federalistas – precursoras do anarquismo – para a organização. Quando não as marginalizam completamente, afirmam que o federalismo pouco contribuiu ou foi uma corrente minoritária, entre outras assertivas.

Porém, nos últimos anos estudos – grande parte deles originados fora das universidades tradicionais – começaram a fazer uma revisão tanto da teoria e das experiências militantes de Mikhail Bakunin como o papel do federalismo dentro da AIT. Portanto, as comemorações dos 200 anos de Mikhail Bakunin e dos 150 anos da AIT ofecerem um bom momento para a reafirmação destas novas perspectivas.

Por mais uma vez, a organização será feita de forma horizontal e autogestionária pela Biblioteca Terra Livre. Ao longo dos últimos anos a Biblioteca Terra Livre tem concentrado esforços com o intuito de difundir as ideias anarquistas nos mais variados espaços. Nosso trabalho de difusão busca propagar as ideias libertarias tanto através de meios materiais (livros, livretos, filmes, etc.) como por meio da organização de atividades públicas (cineclubes, debates, seminários, feiras e colóquios). Nos últimos três anos tivemos a experiência de realizar o Colóquio Internacional Élisée Reclus e a Geografia do Novo Mundo, em 2011, em conjunto com o Laboratório de Geografia Política da Universidade de São Paulo, bem como de realizar em 2012 o Colóquio Internacional Educação Libertária: 100 anos da Escola Moderna de São Paulo e em 2013, o Colóquio Internacional Ciência e Anarquismo. Estes dois últimos colóquios não contaram com nenhum apoio ou participação institucional, sendo organizado pelos membros da Biblioteca e através do apoio de alguns companheiros e companheiras.

Outro fato importante na organização deste dois colóquios foi a participação de diversos indivíduos e grupos que através de um esforço coletivo se cotizaram para estar presente e compartilhar experiências de suas práticas. Contamos com a participação de membros da Fédération Anarchiste – FA (França), Grupo de Estudios José Domingo Goméz Rojas (Chile), Federación Libertaria Argentina – FLA (Argentina), Ateneu Heber Nieto (Uruguai), bem como de pessoas e grupos de diversas partes do Brasil.

Nós entendemos que os esforços e os trabalhos para garantir o financiamento para a vinda de companheiras e companheiros para São Paulo é algo muito oneroso e demanda muito esforço, mas entendemos que as possibilidades que podem ser criadas fazem valer os esforços.

A fim de tentar possibilitar um apoio econômico e ampliar os espaços de diálogo e ação, organizaremos (como nos últimos anos) na véspera do Colóquio a V Feira Anarquista de São Paulo. Esperamos que com a realização da Feira Anarquista em conjunto com o Colóquio possamos permitir uma ampla possibilidade de trocas e contatos durante o período, bem como a possibilidade de cada um dos grupos e indivíduos buscarem um apoio econômico com a venda de alguns materiais durante a Feira e o Colóquio.

São Paulo, 29 de março de 2014,

Biblioteca Terra Livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s